Decorrendo nos dias 15,16,17,21 e 22 de janeiro de 2020, neles estiveram presentes 83 jovens líderes ODS do ano 2 — alunos eleitos nas turmas com as quais se trabalhou na fase anterior (In class Activities) e, também, os seus 27 professores.
O plano global desta formação foi dinamizado por duas facilitadoras da AIDGLOBAL em parceria com duas técnicas do Município de VFX e decorreu do seguinte modo:
- Dia 15/01 (tarde) – na Escola Básica do bom Sucesso — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica e Secundária de Vialonga (12 alunos e 10 professores).
- Dia 16/01 (manhã) – na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Gago Coutinho (27 alunos e 8 professores).
- Dia 17/01 (manhã) – na Escola Básica Padre José Rota — tendo contado com a participação dessa mesma escola, da Escola Secundária do Forte da Casa, pertencente ao mesmo Agrupamento e da Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz Castelo Branco (16 alunos e 3 professores).
- Dia 21/01 (manhã) – na Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Alves Redol (12 alunos e 3 professores).
- Dia 22/03 (tarde) – na Escola Básica Soeiro Pereira Gomes — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica D. António de Ataíde (16 alunos e 1 professor).
A dinâmica das ações teve como objetivo capacitar os jovens interessados e motivados para serem líderes pelos ODS, que irão, na fase seguinte, desenvolver atividades com os seus colegas, no âmbito da Semana dos ODS, e proporcionar um espaço de reflexão sobre as necessidades existentes em cada escola visando a elaboração do respetivo plano de atuação. Estes workshops centraram-se no desenvolvimento do conceito de liderança e promoveram a reflexão sobre as capacidades naturais de cada um dos alunos e o potencial da juventude enquanto agente de mudança das sociedades e do mundo. Também foram abordados os 17 ODS e, em particular, o ODS 13 — Ação Climática — que constitui o foco do trabalho, no ano de 2020.
No projeto “Walk the (Global) Walk”, financiado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P, participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.