Nos dias 30 e 31 de março teve lugar a terceira reunião de coordenação do “Walk the (Global) Walk”. Devido à pandemia causada pelo COVID-19, o encontro entre os parceiros do projeto decorreu em videoconferência.

 

O encontro virtual, que foi organizado pela coordenação internacional do projeto (Região da Toscânia e OXFAM Intercultura), estava previsto ser realizado, presencialmente, em Atenas, cidade na qual todo o consórcio — coordenadores das Organizações da Sociedade Civil, autarquias locais e Education Officers — seria acolhido pela Organização ActionAid, entidade grega parceira, juntamente com o Município de Fily.

A tecnologia da videoconferência constituiu um recurso, muito atual e eficaz, que permitiu que, em conjunto, fosse analisada a situação atual nos diferentes países relativamente à pandemia da COVID-19 e aos riscos ligados a cada uma das atividades previstas no projeto bem como a troca de ideias e adaptação de estratégias perante as atuais circunstâncias. Fez-se o ponto de situação do projeto nos 11 países e das atividades já implementadas, partilharam-se sugestões e recursos digitais/online que ajudarão a manter vivo o “Walk the (Global) Walk”, neste momento de grandes dificuldades e desafios.

Consideraram-se também as dificuldades manifestadas pelos professores envolvidos no projeto na adaptação ao novo método de ensino virtual, adotado nas escolas aderentes ao projeto, e foram ponderadas alternativas para certas atividades sobretudo em relação às duas que constituiriam o culminar do projeto — a Caminhada Global e a Escola Internacional de Verão, os dois maiores eventos que, de momento, estão comprometidos.

A partilha de recursos para ajudar na implementação das atividades e o apoio mútuo entre os intervenientes no projeto foram cardinais nesta reunião.

O “Walk the (Global) Walk” tem como objetivo aumentar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL , em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy