Entre os dias 1 e 4 de julho de 2019, decorre a 1ª Escola Internacional de Verão, no âmbito do Projeto Europeu Walk the (Global) Walk: Mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Portugal foi o país selecionado para a realização do evento que se efetua em Lisboa, no Sana Metropolitan Hotel, entidade que acolhe e apoia o evento que marca o final do primeiro ano de implementação do projeto.

A Escola de Verão é uma formação internacional intensiva de 4 dias sobre Educação para a Cidadania Global, Liderança e Participação Juvenil, uma oportunidade para estudantes, professores, organizações da sociedade civil (OSC) e autoridades locais dos 11 países europeus parceiros se encontrarem para analisarem os contextos locais e globais, no sentido de identificarem ações concretas para respeitar e promover os ODS e adotar estilos de vida mais sustentáveis. Inclui formação experimental e lições e constitui, também, o culminar de um intenso e longo trabalho. Reúne cerca de 120 participantes — 12 professores, 56 alunos de 11 nacionalidades, 16 convidados de autoridades locais europeias que, em conjunto, vão elaborar um Manifesto sobre o 11º ODS, contendo sugestões e recomendações. Os alunos e os professores foram eleitos democraticamente pelos seus pares, no decurso das atividades do projeto. Entre eles estão 5 alunos portugueses — 1 rapaz e 4 raparigas— e 1 professor da Escola Básica Padre José Rota de Vila Franca de Xira.

A sessão de Abertura contou com a presença de Gonçalo Teles Gomes, vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, que deu as boas vindas a todos os participantes. A comitiva de receção é composta por Selma Nametak, coordenadora Internacional do Projeto e pelos parceiros nacionais — o Município de Vila Franca de Xira e a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, ONGD reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e que conta com 13 anos de atividades — representados, respetivamente, por Patrícia Pereira e por Susana Damasceno, presidente e diretora executiva da AIDGLOBAL.

Ao longo dos 4 dias, conta-se com a presença de membros das organizações e entidades dos 11 países, designadamente: Daniela Volpi e Lorenzo Falchi, coordenadora e representante da Região da Toscânia – Itália; Vasilis Ntakouris e Giorgos Vellis — coordenadores de projetos do município de Fyli — Grécia; Marian Doda, representante do município de Fushë-Arrëz — Albânia; Mariya Mincheva, diretora dos programas e projetos europeus do município de Sofia — Bulgária; Gareth Morgans, director da divisão de educação do conselho distrital de Carmarthenshire — País de Gales; Andonis Kountouris e Savvas Constantinides, representantes do município de Strovolos — Chipre; Lecointe Benjamin e Virginie Labeaume, representantes da região da Normandia — França.

O primeiro dia terminou com um jantar intercultural, onde o Fado marcou lugar com a presença de Agostinho Pereira de Miranda, que recentemente lançou um CD de fados da sua autoria.

O projeto europeu Walk the (Global) Walk tem vindo a ser desenvolvido, em Portugal, em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira, destacando-se atividades como a formação de professores, a elaboração de recursos pedagógicos, o trabalho em sala de aula e o envolvimento de mais de 300 alunos, que foram sensibilizados para os ODS, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, ODS em destaque nesta 1ª edição. Teve o seu ponto alto durante a Semana ODS, que decorreu entre os dias 13 e 17 de maio, em Vila Franca de Xira. Nessa ocasião foi realizada uma “Caminhada Global”, tendo reunido 800 participantes, na sua grande maioria jovens estudantes.

Alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, o projeto “Walk the Global Walk ” tem como objetivo aumentar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades. São parceiros nacionais a AIDGLOBAL e o Município de Vila Franca de Xira.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy