No decurso da sua vigência de 3 anos (2018-2020), o projeto destina-se a mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como ponto de partida a capacitação dos professores e visando a promoção da liderança e cidadania ativa dos seus alunos. Em cada fase do WGW, é trabalhado um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável diferente — no primeiro ano, o ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), no segundo (atualmente), o ODS 13 (Ação climática) e, no terceiro, o ODS 16 ( Paz, justiça e instituições eficazes). Este segundo ano contempla 50 horas de formação de professores: 25 h de trabalho autónomo e 25 h presenciais, sendo que 4 das  5 sessões previstas foram realizadas de 12 a 26 de outubro de 2019 e a última terá lugar a 20 de junho do presente ano, coincidindo com a finalização do segundo ano do projeto e, simultaneamente, do ano letivo, todas elas desenvolvidas de acordo com os planos do Guião do Recurso Pedagógico para Professores 2, construído pela equipa educativa do consórcio do projeto .

As 4 sessões presenciais, dinamizadas pela AIDGLOBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorreram, aos sábados, na Casa da Juventude e, às quartas-feiras, na Escola Secundária Gago Coutinho, ambas em Alverca do Ribatejo, com a participação de 30 professores de 9 agrupamentos de Escolas e 1 escola não agrupada do concelho de Vila Franca de Xira.

O Walk the (Global) Walk decorre da candidatura de um consórcio europeu à linha de financiamento de Educação para o Desenvolvimento da Comissão Europeia (EuropeAid/151103/DH/ACT/Multi), sendo cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. O consórcio é liderado pela Região da Toscânia, em Itália, e envolve 11 Municípios/Regiões europeus(eias) — Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Albânia e Bósnia-Herzegovina e 8 Organizações da Sociedade Civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC que participam enquanto parceiros técnicos das autarquias.  Em Portugal é desenvolvido pela AIDGLOBAL em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy