Este projeto tem como objetivo promover o conhecimento, a reflexão, o interesse e o espírito crítico relativamente à Agenda 2030, incidindo, nesta etapa, no ODS 13 – Ação Climática, tendo em vista motivar os alunos do concelho para uma ação construtiva e concertada por um mundo melhor.

No âmbito do segundo ano do projeto, que tem a duração de 36 meses, e após a capacitação dos docentes, iniciaram-se, em 13 de novembro de 2019, em cada uma das escolas envolvidas, as atividades com os alunos, em sala de aula, a decorrerem até ao final do 1º período letivo, sendo que algumas turmas ainda irão desenvolver atividades durante o mês de janeiro de 2020. Nesta fase do projeto, o protagonismo é dos professores, pelo que a equipa, composta pela AIDGLOBAL e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, surge como apoio na dinamização de algumas das atividades propostas.

 Durante as sessões, o WGW foi apresentado aos alunos através de algumas evidências do primeiro ano do projeto, nomeadamente o vídeo da Caminhada Global ODS 11 – por Cidades e Comunidades Sustentáveis, o testemunho presencial de jovens líderes e docentes e, ainda, ambos os sites do projeto. Para a dinamização das sessões, os professores recorreram aos Planos de Sessão propostos no Guião do Recurso Pedagógico para Professores 2, para os quais, eles próprios contribuíram durante a Formação de Professores que decorreu em outubro de 2019, arranque do segundo ano de projeto.

Walk the Global Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy