Caminhar por um mundo mais sustentável.

No sábado, dia 24 de outubro, realizou-se online, na plataforma ZOOM, o lançamento do “Guião do Recurso Pedagógico para professores 3: ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, um produto do projeto Walk the Global Walk, atividade integrada na primeira das  três ações programadas no âmbito da formação de professores afetos ao projeto internacional, que é promovido, em Portugal, pela AIDGLOBAL e pelo Município de Vila Franca de Xira.

A sessão, dinamizada pela gestora e formadora do projeto, Ana Lua Ross, contou com a participação de 20 docentes do 3ª Ciclo e Ensino Secundário de 10 escolas do concelho de Vila Franca de Xira, tendo havido muita recetividade por parte dos professores, que, apesar das dificuldades e restrições vividas, atualmente, no contexto escolar, abraçaram o desafio por mais um ano, com forte compromisso e motivação.

2020 10 24 Capa TBP

A formação enquadra-se na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento que tem como objetivo promover a Cidadania Global em vários contextos, entre eles, a Escola.  As ações visam capacitar os docentes para implementarem o projeto nas suas escolas tendo em vista a promoção de uma cidadania ativa, integrando, no currículo escolar, temas relacionados com os ODS,  com enfoque, este ano,  no ODS 16, numa abordagem interdisciplinar, tendo por base os recursos pedagógicos disponibilizados pelo projeto e, simultaneamente, sensibilizar os seus alunos para a promoção de competências de liderança.

As outras duas ações previstas vão ter lugar nos dias 31 de outubro e 7 de novembro.

O projeto “Walk the (Global) Walk: Mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” visa aumentar os espaços de promoção da cidadania ativa por parte da juventude e o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Nele participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias. 

Mais informações em:


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy