No âmbito do projeto “Walk the Global Walk”, a AIDGLOBAL e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveram a Escola Nacional de Inverno, evento que ocorreu nos dias 18 e 20 de dezembro através da plataforma digital Zoom e que reuniu 13 jovens líderes portugueses(as), os quais partilharam com os demais as suas principais preocupações relativas à crise climática e a forma como os  seus contributos poderiam mitigar as problemáticas existentes, que tanto afetam o ambiente, tendo como objetivo o cumprimento do ODS 13 – Ação Climática.

Neste encontro, os jovens líderes portugueses(as) tiveram a oportunidade de criar o Manifesto sobre o ODS 13 e compartilhá-lo em primeira mão com representantes da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e, num momento de partilha internacional, com os seus pares romenos, manifestando neste encontro o seu empenho em transmitir a sua opinião sobre as alterações climáticas e o papel que os jovens de hoje devem adotar para atenuar o impacto e impacte negativo na biodiversidade, apelando à criação de medidas mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Esta atividade pretendeu que o Manifesto criado pelos jovens líderes portugueses sobre o ODS 13 – Ação Climática, sensibilizasse e fosse entregue aos governos locais e/ou entidades e autoridades competentes para assumir compromissos de maneira a criar medidas mais sustentáveis e de menor risco para o ambiente.

O Manifesto construído pelos alunos e jovens líderes portugueses do projeto Walk the Global Walk, propõe novas e possíveis ações a serem colocadas em prática de uma forma consciente e responsável, em prol do ODS 13.

Esta iniciativa ficou mais completa com o apoio da UpSideUp, responsável por todo o grafismo, edição e animação do Cartaz que fez transparecer toda a mensagem ambiental desejada por todos(as) aqueles(as) que tiveram a oportunidade de participar na Escola Nacional de Inverno.

O projeto “Walk the (Global) Walk, consubstanciado na mobilização dos jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, visa aumentar os espaços de promoção da cidadania ativa por parte da juventude e o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Nele participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.

Mais informações em:

 


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy