Nos dias 08 e 09 de abril, no âmbito do Projeto “Walk the (Global) Walk”, foram realizados, em formatoonline,quatroWorkshopsde Liderança com a duração de 4h cada, direcionados a jovens líderes pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

 

Dinamizada pela equipa da AIDGLOBAL, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, esta iniciativa teve como objetivo despertar, nos jovens, competências de liderança através de jogos, desafios e partilha de conhecimento sobre juventude e os ODS. Foram momentos de grande inspiração, trabalho em equipa e reflexão! A iniciativa contou com 70 líderes e 12 professores(as) de 10 escolas do Município de Vila Franca de Xira.

Já nos dias 12 e 13 de abril, em seguimento aos Workshops de Liderança, realizou-se o Action Planning Day. No primeiro dia, os jovens líderes planearam, por escola, ações com e para a comunidade escolar e para a comunidade em geral, com o objetivo de contribuir para a promoção do ODS 16, nomeadamente para questões como a inclusão, a paz e a justiça.

No segundo dia da atividade, cada grupo apresentou as suas propostas de ação aos demais líderes e professores(as) presentes, além de 9 Autoridades Locais do Município de Vila Franca de Xira, de diferentes áreas, como Educação, Urbanismo, Saúde e Meio Ambiente. Os elementos do executivo municipal ouviram as ideias dos jovens, deram o seu feedback e mostraram-se disponíveis para apoiarem a execução, de acordo com a pertinência da ação planeada.

A promoção destas iniciativas foi suscetível de promover a liderança e o empoderamento dos jovens, dando-lhes voz, autonomia e ferramentas para desenvolverem competências como a escuta ativa, resolução de conflitos, organização, confiança, autoestima e motivação. Certamente, depois destes dias, os líderes estarão prontos para porem em prática as ações planeadas durante a Quinzena ODS. que se realizará em maio e junho.

O projeto “Walk the (Global) Walk” é cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Nele participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 Organizações da Sociedade Civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, os quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: 


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy