Nos meses de outubro e novembro, a AIDGLOBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito do projeto “Walk the (Global) Walk”, dinamizou uma formação para docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de estabelecimentos de ensino oficial do concelho.

As escolas fizeram o levantamento dos professores interessados em integrar o projeto e participar na ação de capacitação, composta por 4 sessões, a decorrer entre 31 de outubro e 14 de novembro na Biblioteca Municipal de Alverca e na Escola Básica do Bom Sucesso, também em Alverca. Tendo como enfoque os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metodologias e estratégias educativas para a Cidadania Global, a formação foi dinamizada por Susana Damasceno, Presidente da direção da AIDGLOBAL e Mariana Esteves, técnica de projetos da Organização.

“Eu penso que a temática desta ação (ODS) deveria ser uma prioridade e um desígnio nacionais. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deveriam ser implementados de forma global e oficial a nível nacional. É fundamental para o futuro do nosso Planeta e para a viabilidade, sustentabilidade e a garantia de uma vida digna e em paz das gerações futuras, promover uma cidadania ativa, consciente dos grandes problemas globais que todos enfrentamos e, e de uma forma transnacional tentar intervir na criação de um cidadão global interventivo, capaz de diminuir a sua pegada ecológica e, sendo um educador, conseguir criar condições para que muitos outros ganhem essa consciência cívica e cidadania ativa de atores globais.  Cada pequeno gesto, cada pequena mudança, cada exemplo que se mostre vão criando um efeito avalanche que deverá resultar numa realidade global mais positiva do que aquela em que vivemos. Sendo muitos neste planeta Terra ainda somos poucos que lutam por ela e pelo nosso futuro neste lindo planeta azul.” (Professor Rui Verdial)

Os professores que participaram na formação vão, posteriormente, desenvolver um conjunto de sessões de quatro horas dirigido a um grupo de alunos, com o objetivo de integrar os ODS e os temas relacionados com a Educação para o Desenvolvimento no currículo oficial e promover a participação nas iniciativas que irão decorrer no Município, ao longo dos próximos meses.

As propostas que nos trouxeram foram bastante inovadoras, "maleáveis" — podiam ser facilmente reajustadas por cada um de nós  — e transversais, i.e., podem ser usadas noutros conteúdos e noutros contextos. Eu vou fazê-lo! Penso que são propostas que permitem uma abordagem mais interessante de determinados assuntos, porque permitem maior interatividade e acentuam uma aprendizagem mais reflexiva e comunicacional. Aprendi imenso.” (Professora Elsa Oliveira)

O projeto prevê que se lance, a estes alunos, o desafio de organizarem e implementarem dinâmicas dirigidas aos seus colegas, nomeadamente a contextualização dos ODS e a organização de atividades para a “Semana dos ODS”, com destaque, ainda, para a Marcha Global e para a Escola de Verão a realizar em Portugal no próximo ano. As sessões terão como base práticas e métodos de aprendizagem globais interativos, participativos e experienciais que estimulem os jovens a envolverem-se na sociedade, enquanto cidadãos ativos.

 No dia 30 de novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, na sequência do ciclo de formação, a AIDGLOBAL foi convidada a realizar a primeira sessão com estudantes do município de Vila Franca de Xira, na escola EB 2,3 D. Martinho Vaz Castelo Branco, Póvoa de Santa Iria.

O projeto “Walk the (Global) Walk” visa criar um modelo replicável e inovador de Educação para a Cidadania Global, fomentar a colaboração entre as autoridades locais e as Organizações da Sociedade Civil comprometidas com a promoção da Agenda dos ODS bem como sensibilizar para as questões da Paz, dos Direitos Humanos e da Justiça Social. 

“Walk the (Global) Walk” é financiado pela Comissão Europeia — Linha de Educação para o Desenvolvimento — e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy