De 18 de janeiro a 11 de março, foram sendo realizadas, em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira, atividades em sala de aula, no âmbito das ações de capacitação previstas no Guião do Recurso Pedagógico destinadas a docentes que queiram incorporar os temas e métodos da Educação para a Cidadania Global (ECG) na disciplina que lecionam e desenvolver aulas interdisciplinares, colaborando com outros colegas.

Estas in class activities foram dinamizadas com o apoio da equipa da AIDGLOBAL e de 3 técnicas do Município de VFX, parceiros do projeto e coautores do Guião, tendo sido facultados aos 23 docentes envolvidos ferramentas de reflexão e de trabalho. A partir delas, cerca de 300 alunos foram sensibilizados para os ODS, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Os próximos passos focar-se-ão em promover a reflexão e o desenvolvimento da capacidade de liderança nos alunos que, posteriormente, serão responsáveis por liderar a realização de ações nas suas escolas. O conjunto de atividades desenvolvidas terá o seu ponto alto durante a Semana dos ODS, que decorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, em Vila Franca de Xira. Nessa ocasião acontecerá também uma Caminhada Global, para a qual todos os jovens estão convidados a participar.

“Walk the (Global) Walk” é financiado pela Comissão Europeia   Linha de Educação para o Desenvolvimento e cofinanciado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy