Feita a seleção dos Front Runners, durante as in class activities em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira envolvidas no Projeto,  estes alunos foram confirmados potenciais líderes em prol dos  ODS,  ao iniciaram a sua formação, entre os dias  12 e 15 de março, juntamente com os docentes que quiseram incorporar os temas e métodos da Educação para a Cidadania Global (ECG) na disciplina que lecionam .

Foram realizadas 6 ações de capacitação nas Escolas participantes, orientadas pela facilitadora da AIDGLOBAL em conjunto com as técnicas do Município de Vila Franca de Xira Patrícia Pereira e Andreia Antunes, onde se abordou o desenvolvimento do conceito de liderança, a reflexão sobre as capacidades naturais de cada um dos alunos, o potencial da juventude enquanto agente de mudança das sociedades e do mundo e as boas-práticas do Município de VFX, reforçando a importância que este Organismo atribui à juventude proporcionando-lhe  projetos  e  iniciativas de componente formativa, sociocultural e recreativa. Estes  jovens participantes  serão, pois,  os   líderes em prol dos ODS  que, no âmbito da Semana dos ODS,  irão desenvolver atividades com os seus colegas de escola.

 Sérgio Lima, Coordenador Técnico do Sector de Intervenção para a Juventude, esteve num dos workshops, tendo a última sessão, de encerramento dos trabalhos,  contado  com a presença de Anabela Pereira, Chefe da Divisão do Associativismo e da Juventude.

O Projeto “Walk the (Global) Walk” é financiado pela Comissão Europeia ‒  Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒  e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy