No dia 15 de maio, entre as 13h30 e as 18h30, na cidade de Vila Franca de Xira, realizaram-se diversas atividades no âmbito da 1ª Caminhada Global ODS, que contaram com a presença de aproximadamente 800 caminhantes, entre alunos e professores de 9 escolas locais, e mais de 30 participantes de entidades, organizações e membros da comunidade, com o objetivo de sensibilizar os mais jovens e a opinião pública em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  definidos pelas Nações Unidas para implementação até 2030. Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11º) foi o tema selecionado para liderar a Caminhada de 2019.

2019 05 15 CG 30

Esta jornada constituiu uma das ações desenvolvidas no âmbito do projeto internacional “Walk the Global Walk” que tem como finalidade mobilizar os jovens dos 11 países europeus para as questões globais, por um mundo mais sustentável e cujos parceiros nacionais são a AIDGLOBAL e o Município de Vila Franca de Xira.

 

Os jovens evidenciaram o seu entusiasmo, desde o início do evento, que foi marcado por um DJ, 2 caminhantes de andas, pinturas faciais e uma aula de Zumba, a que se seguiu um momento institucional — a cerimónia do corte da fita, com a presença do Vice-Presidente do Instituto Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, do Chefe da Divisão de Educação do Concelho de Vila Franca de Xira, Pedro Montes, da Diretora Regional do Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ), Eduarda Marques e de Susana Damasceno, Presidente da AIDGLOBAL e Coordenadora Nacional do projeto.

 

Aos estudantes e professores presentes foram distribuídos kits com t-shirts, sacos, pulseiras, chapéus e garrafas reutilizáveis, havendo, para os outros intervenientes, uma versão mais simples do kit contendo sacos e pulseiras.

 

A delegação portuguesa, constituída por 5 estudantes, encetou a marcha, na qual se integraram todos os outros jovens exibindo faixas e cartazes e entoando palavras de ordem contra a poluição e as alterações climáticas. Alguns dos participantes fizeram-se acompanhar de cães do Centro de Coleta Oficial de Animais Abandonados – uma associação local que está comprometida com a causa. Um momento marcante ocorreu, pouco depois, no Largo da Câmara Municipal, local onde os jovens leram o seu manifesto e convidaram o Presidente da Câmara Municipal e outros elementos do executivo a juntarem-se à marcha que terminou no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, onde decorria mais uma edição do Festival da Juventude, tendo os estudantes participado nos festejos e assistido a uma peça de teatro. dd

 

Para além dos já mencionados, aliaram-se à iniciativa representantes de instituições e organizações    locais, nomeadamente Universidade Sénior, Centro Comunitário de Povos e Mithós — Histórias Exemplares, uma Associação local  de Apoio à Multideficiência.

 

A 1ª Caminhada Global ODS teve o apoio do SMAS — Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, da PSP — Polícia de Segurança Pública de Vila Franca de Xira e do Clube UDV — União Desportiva Vilafranquense.

 

“Walk the (Global) Walk” é um projeto europeu cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades. São parceiros nacionais a AIDGLOBAL e o Município de Vila Franca de Xira.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy